Nitrometano 1L BIG RACE
Nitrometano importado dos Estados Unidos com pureza mínima de 99.95%.
– Todo e qualquer Nitrometano é um produto químico sensível à luz, calor, variações de temperatura e presença de oxigênio.
– A mistura metanol/nitrometano perde a porcentagem de nitrometano com o tempo. Por esta razão, a mesma deve ser feita próxima a corrida. Isso pode ser atestado a cada mês.
– Misturas de combustível com menos de 3% de nitrometano não trazem benefícios.
– Variações de 2% de nitrometano não fazem diferença no desempenho.
– A proporção de nitrometano varia de acordo com a pressão atmosférica.
– Não vendemos combustível já misturado com qualquer porcentagem de nitrometano com o objetivo de corrida com carros ou motos, isso não funciona (não estamos falando de RCs, que contém óleo na mistura).
O nitrometano é utilizado como aditivo em carros de corrida, foguetes e aeromodelos. O oxigênio contido no nitrometano permite uma queima muito menor de ar (oxigênio) atmosférico em comparação com outros hidrocarbonos com a gasolina.
Para queimar 1 kg de gasolina são necessários 14,6 kg de ar (oxigênio), já 1 kg de nitrometano necessita apenas de 1,7 kg, uma vez que cada ciclo do motor pode conter apenas uma quantidade limitada de ar, podemos queimar 8,7 vezes mais nitrometano que a gasolina (a nível do mar).
Entretanto, a energia liberada pelo nitrometano é menor, enquanto a queima da gasolina libera entre 42 e 44 milhões de Joules por quilo (MJ/kg), o nitrometano libera 11.3 MJ/kg. A partir destes dados, conclui-se que o nitrometano gera aproximadamente 2,3 vezes a mais que a potência da gasolina quando combinado na proporção certa com o ar atmosférico.
O nitrometano (CH3NO2) é miscível em álcool, metanol, que é álcool metílico, gasolina, entre outros, sendo usualmente combinado com os dois primeiros. Em geral é aplicado em misturas de 5% a 10%, para motores de alta taxa de compressão ou com turbo, e de até 40% para motores de baixa taxa de compressão e aspiração natural. Devido ao aumento de potência, é recomendado reforço no motor para evitar redução da vida útil.
O ganho de potência com o nitrometano advém da presença de oxigênio em sua molécula, causando um efeito de sobrealimentação semelhante ao do óxido nitroso (NO2). Esse oxigênio é usado na queima de combustível, permitindo a injeção de maior quantidade de combustível. Parte da molécula (o CH3) também é combustível e o N não participa da queima, formando N2. O ganho no uso do nitrometano não é exatamente por aumento do poder calorífico, mas por permitir a injeção de mais combustível para uma mesma massa de ar, já que carrega parte do oxigênio para a queima em sua própria molécula.
Misturas com álcool, metanol e nitrometano atacam componentes não protegidos, como bicos injetores e outras peças sujeitas a corrosão. Isso acontece em grande parte por estes combustíveis conterem oxigênio em suas moléculas. Álcool e metanol, por sua vez, aumentam o índice antidetonante (IAD), que indica a tendência à detonação do combustível, na direta proporção da mistura. A gasolina a eles misturada ganha octanagem.
Os componentes do motor e sua regulagem devem ser ajustados para o uso da nova mistura quando esta estiver sendo usada.
Propriedades físicas e químicas
Formula molecular: 61.04 g/mol.
Aparência: Liquido Incolor (levemente amarelado).tabelanitro
Densidade: 1.138 g/cm³.
Ponto de Fusão: -29 °C.
Ponto de Ebulição: 100–103 °C.
Solubilidade em Água: 10 g/100 mL.
Acidez: (pKa) 10.2.
Viscosidade: 0.61 mPa•s a 25°C.
Com um hidrômetro e a temperatura local.
É possível determinar a porcentagem de nitrometano em uma mistura, ou ainda atestar a qualidade do produto.
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